Uma das grandes preocupações da Educação atualmente é Gestão da Escola e por isso existem muitos modelos de Gestão, cada um com as suas peculiaridades e dirigido à sua realidade.
Analisando os cinco modelos de Gestão da Escola expostos no texto, eu pude verificar que no modelo de Gestão aplicado no Jardim de Infância da 308 Sul a descentralização merece destaque e funciona muito bem, e isto deve ser reconhecido como a questão principal da Gestão Democrática, uma vez que todos os participantes da vida escolar também são responsáveis pelo seu bom funcionamento.
Já no modelo de Gestão que a EMEF Professora Mariana Teixeira abraçou também é muito bom, mas como a palavra de ordem da Gestão Democrática é Descentralização, eu acredito que o fato da Diretora estar sempre à frente de todas as coisas, pode não corroborar com a descentralização e, assim, com a tão querida Gestão Democrática.
19 de maio de 2011
9 de maio de 2011
Pesquisa sobre a Escola Municipal Sete de Maio
Quanto ao contexto social no qual a escola está inserida, a Escola Municipal Sete de Maio está localizada na Estrada Municipal s/n no bairro de Nova Cidade em Boa Esperança - 2 Distrito do município de Rio Bonito no Estado do Rio de Janeiro. A comunidade desta localidade enfrenta uma realidade social e uma realidade econômica bastante difícil por estar localizada na Zona Rural e pelo nível de escolaridade da comunidade ser baixo, tendo até casos de analfabetismo, e por isso não tem opções de trabalho, contando somente com a agricultura. Além disso, a comunidade conta somente com as Igrejas e o campo de futebol para usufruírem.
Quanto às condições da escola para uma aprendizagem significativa, os professores e todos os profissionais envolvidos no espaço escolar podem contar com formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do município, para estarem sempre atualizando-se. O prédio da escola conta com sete salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática, uma secretaria, uma cozinha e quatro banheiros, mas precisa de uma revitalização, porque a sua infra-estrutura não está boa e de uma ampliação para atender com mais conforto todos os alunos, uma vez que o prédio da escola ainda não está adaptado para o acesso a portadores de necessidades educacionais especiais. Analisando o material didático, existem materiais muito bons e uma grande quantidade disponível para os professores e para os alunos consultarem e enriquecerem o seu conhecimento, bem como existem muitos equipamentos , como computadores, retro-projetor, data-show, máquina fotográfica que estão disponíveis também para enriquecer o trabalho pedagógico da escola.
Quanto aos mecanismos utilizados na Gestão Democrática da escola, a escola conta com muitos espaços para a efetiva participação dos diferentes segmentos da gestão, como o Conselho Escolar, o Conselho de Classe e a Reunião de Pais, que se reúnem mensalmente ou bimestralmente, dependendo de cada espaço de participação e todas as pessoas envolvidas no espaço escolar participam efetivamente, a gestão, os professores, os funcionários, os pais dos alunos, e a comunidade para garantir sempre o melhor para a escola em todas as suas questões. O Projeto Político Pedagógico da escola foi elaborado por uma Orientadora Pedagógica e contou com a colaboração de outros funcionários da escola e vem sendo implementado a cada dia. A gestão da escola é oriunda da indicação da Secretaria de Educação do município e trabalha junto com todas as pessoas envolvidas no espaço escolar, expondo suas ideias e atitudes, para construir a sua autonomia didática, financeira e administrativa, demonstrando assim transparência em seus atos e em suas decisões e também respeito à pluralidade dos sujeitos sociais quando acolhe todas as pessoas e faz de tudo para que a pessoa cresça.
Quanto a atuação dos trabalhadores em educação no processo educativo, os conteúdos e a metodologia a serem desenvolvidos na sala de aula já vem fechados para a escola pela Secretaria de Educação do município, mas passa por um processo de estudo e elaboração por muitos profissionais dessa Secretaria. Os professores não participam desse trabalho, mas na escola eles estudam os conteúdos e estão sembre buscando em diferentes materiais aprofundar seus conhecimentos e a sua prática. Além disso, os professores buscam também a coordenação pedagógica com frequência para ajudá-los no desenvolvimento do trabalho e no que diz respeito a avaliação dos alunos, a escola tem trabalho, teste, prova bimestral e conceito de participação, e o professor faz intervenções quando necessário e recorrendo à gestão da escola, e com os alunos que apresentam uma baixo desempenho nas avaliações, a escola oferece aula de reforço escolar. Um recurso muito utilizado pelos professores na sala de aula é o livro didático, que ajuda muito o trabalho docente. Analisando a relação dos alunos na escola ,eles se relacionam bem com os professores e com todos os funcionários da escola não só na sala de aula bem como no espaço escolar, e isso contribui para que aconteça a participação efetiva destes profissionais em todas as atividades globais da escola.
Quanto ao desempenho escolar dos alunos, as notas são resultados de trabalho, teste, prova bimestral e conceito de participação. Os alunos respondem bem ao processo de avaliação e a escola está sempre preocupada com os resultados das avaliações externas para serem trabalhados na sala de aula e melhorado a cada ano.
Assinar:
Comentários (Atom)